A Ferj vai inaugurar uma nova ferramenta pensando na capacitação e formação de árbitros no VAR. Depois de ter a tecnologia em todas as partidas do Campeonato Carioca pela primeira vez na história em 2025, a federação carioca montou uma estrutura para simular jogos e um curso para treinar os novos e até antigos profissionais.
A ideia é que árbitros e assistentes possam se capacitar em várias etapas ao longo do ano e não somente nas imersões feitas poucos dias antes das competições. A Ferj é a primeira feredação a fazer um CT específico para treinamento do VAR. Foi uma demanda apresentada pelo presidente Rubens Lopes. Depois da implementação na Primeira Divisão, a entidade projeta, no futuro, ter o VAR até na Série A2.
Mais do que apenas capacitar novos árbitros, a sala ficará à disposição para qualquer um que queira treinar. Em casos de erros, por exemplo, em que o profissional precise de uma reciclagem, esse equipamento também será utilizado.
— Quanto mais horas de voo o piloto tem, mais segurança ele passa à tripulação e aos passageiros. Trata-se de uma analogia que cabe no mundo do futebol. Investimos para que os nossos árbitros adquiram horas de VAR — afirmou o presidente da Ferj, Rubens Lopes.
O conteúdo teórico e prático foi montado pelo Departamento de Arbitragem do Futebol do Rio de Janeiro (DEAF-RJ).
por Luiza Sá – GE