NOVE PAÍSES SE TORNARÃO PARCEIROS OFICIAIS DOS BRICS A PARTIR DE 2025

Belarus, Bolívia, Indonésia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia e Uzbequistão serão parceiros do bloco

Nove países se tornarão parceiros oficiais dos Brics a partir de 1º de janeiro de 2025, confirmou o assessor do Kremlin, Yury Ushakov, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25), após o término da Cúpula do BRICS em Kazan, na Rússia. Entre os países que ingressarão como parceiros do  bloco estão Belarus, Bolívia, Indonésia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia e Uzbequistão. As informações são da Sputnik.

Ushakov revelou que, antes da cúpula, o Brics recebeu 35 pedidos de adesão, refletindo o crescente interesse pela organização. “Um dos principais resultados do encontro foi a criação da categoria de países parceiros do Brics, com 13 nações escolhidas e convites enviados. Até o momento, os países mencionados confirmaram sua disposição de se tornar parceiros oficiais”, afirmou o assessor do Kremlin, destacando que as portas do bloco permanecem abertas para outros países que compartilham ideais semelhantes.

Além dos nove países já confirmados, Ushakov mencionou que outros quatro ainda devem responder aos convites. O número de países interessados na adesão ao Brics é significativo, com mais de 20 nações demonstrando interesse em colaborar com o bloco, o que reflete o crescente desejo de integração entre países do Sul Global e do Leste.

A Cúpula dos Brics, realizada em Kazan, foi marcada por uma alta taxa de participação, com 41 delegações de mais de 30 países, além de seis chefes de organizações internacionais. Ushakov destacou o forte engajamento dos países em desenvolvimento com o bloco, sublinhando que o BRICS representa uma força unificadora no novo cenário multipolar do mundo, defendendo os interesses do Sul Global e do Leste.

Por Otávio Rosso – Metrópoles

Comments (0)
Add Comment