NOVA IGUAÇU FAZ ANIVERSÁRIO CELEBRANDO A PRÓPRIA HISTÓRIA

A cidade mais antiga da Baixada Fluminense celebra seus 192 anos nesta quarta-feira com uma programação que combina história, cultura e lazer. Como marco das comemorações, será lançada hoje a pedra fundamental do Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu (MAE/NI). O museu será o primeiro do tipo no estado do Rio de Janeiro e o segundo em toda a Região Sudeste, ao lado do de São Paulo.

O MAE/NI será construído no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, na região do Tinguá, onde a história da cidade começou. Com mais de 150 mil fragmentos arqueológicos já encontrados durante escavações, parte do acervo será exibida ao público no evento de inauguração, às 14h.

Além disso, a programação inclui exposições, shows, corrida e a tradicional missa solene, oferecendo opções para todos os iguaçuanos.

“Comemorar o aniversário de Nova Iguaçu é mais do que uma celebração; é valorizar nossa história, identidade e cultura. É uma honra participar deste momento e reafirmar nosso compromisso de promover avanços para a população”, destacou o prefeito Dudu Reina.

Viagem no tempo

Os interessados em explorar a história da cidade podem visitar exposições como “Personalidades históricas iguassuanas” e “Panoramas de Nova Iguaçu em 1932”, da coleção Arruda Negreiros. Com 50 painéis fotográficos, essas mostras, na sede da Prefeitura (Rua Athaide Pimenta de Morais, 528), ficam abertas de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Outra exposição, “Da Velha Iguassú à Nova Iguaçu – O canto das três raças na Terra dos Laranjais”, aborda a contribuição dos povos originários, africanos e europeus. A mostra, no Complexo Cultural Mario Marques (Rua Getúlio Vargas, 51), estará aberta por um mês.

Curiosidades sobre Nova Iguaçu

O nome vem do tupi-guarani y-gûasu, que significa “água grande” ou “rio grande”.

Com 520,8 km², é a maior cidade da Baixada em extensão territorial.

Já foi a maior produtora de laranja do mundo nos anos 1930.

Abriga o vulcão inativo do Maciço do Mendanha.

A Reserva Biológica do Tinguá protege 70% de sua vegetação original da Mata Atlântica.

Nova Iguaçu é um exemplo de preservação ambiental e riqueza cultural, celebrando sua história enquanto constrói um futuro promissor.

Comments (0)
Add Comment