NITERÓI INICIA HOJE SEMINÁRIO E WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE PARENTALIDADES E VULNERABILIDADES

Niterói recebe, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), o Seminário e Workshop Internacional sobre Parentalidades e Vulnerabilidades. O evento acontece no Hotel H e é destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas da saúde, da educação, da psicologia e da psicanálise. O encontro é promovido pela Prefeitura de Niterói, a Secretaria Municipal de Saúde, o Pacto Niterói contra a Violência e o Programa Escola da Família, em parceria com a  Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), a Universidade de Brasília, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Rede Parentalidade e Vulnerabilidade.

O Seminário e Workshop tem o objetivo de fomentar debates interdisciplinares sobre as práticas de intervenção e as concepções teóricas sobre a parentalidade e suas vulnerabilidades. O evento terá a participação massiva de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói.

“O período da infância é de suma importância na constituição da subjetividade. As crianças estão sujeitas às vicissitudes do ambiente que as rodeia, e é o cuidado dos adultos que possibilitará ao lactente viver e se desenvolver enquanto não tem ainda condições de fazê-lo por si próprio. São os pais (ou os que exercem as funções da parentalidade, os cuidadores mais próximos) os responsáveis, num primeiro momento, pelo que ocorre no ambiente da criança. Acontecimentos desses estágios iniciais deixam marcas que continuam a vigorar para o sujeito e podem delinear seus passos ao longo de toda sua trajetória de vida”, explica a gerente da Escola da Família do Pacto Niterói contra a Violência, Maria José Soares Pereira.

Os estudos atuais sobre a parentalidade serão discutidos durante o evento. Os recentes trabalhos ampliam o olhar para a complexidade das relações familiares e para as diversas configurações de família – monoparentais, homoafetivas, matrimoniais ou reconstituídas, que representam novos desafios diante da violência intrafamiliar, do racismo e da exclusão social.

Comments (0)
Add Comment