A Prefeitura de Niterói lançou uma estratégia abrangente de dados da cidade para aumentar a eficiência da gestão, fortalecer as operações do governo, inovar os serviços públicos e produzir melhores resultados para a população em diversas áreas.
“Essa é uma iniciativa inovadora, fruto de um programa internacional que contemplou apenas 20 cidades das Américas. A estratégia de dados é um processo necessário para que possamos avançar e consolidar uma política de gestão da informação de Niterói. A Prefeitura de Niterói acredita no uso da tecnologia para fortalecer os processos internos e os atendimentos para a população, além de aumentar a transparência da gestão”, afirma o prefeito de Niterói, Axel Grael.
A estratégia de dados da cidade é o resultado da participação de Niterói no programa Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, uma rede de 42 cidades de sete países das Américas. Por meio do programa, Niterói recebeu educação executiva e assessoria técnica para participar dos esforços para atingir um novo padrão de excelência em governo com base em dados.
Nas cidades com práticas avançadas de dados – que incluem ferramentas de uso, análise e avaliação de resultados para informar a tomada de decisões e o engajamento dos atores-chave – a população relata maior satisfação e bem-estar do que nas cidades sem estas práticas.
A estratégia de Niterói será usada para potencializar práticas de dados e lançar tecnologias inéditas na cidade, como: política de governança; trilha de capacitação, criação de um datalake municipal (repositório centralizado que permite armazenar grande quantidade de dados), aumentando a transparência; padrão de qualidade na coleta de dados em cadastros; e atendimento aos órgãos da cidade no uso de dados.