NITERÓI ESTÁ ENTRE AS CIDADES COM CASOS DE COQUELUCHE CONFIRMADOS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) faz um alerta para o aumento no número de casos de coqueluche no estado do Rio de Janeiro por conta do crescimento de mais de 300% das notificações.

Segundo dados do sistema TABNET, do Ministério da Saúde, foram registradas 44 confirmações da doença até o momento, enquanto em todo o ano passado, apenas oito.

A maioria dos casos da doença foram na capital, 38 registros. Em Niterói, São Gonçalo, Iguaba Grande e Macaé, foram registrados um caso em cada cidade. Já em Maricá foram registrados dois casos.

A proteção contra a doença é garantida por meio das vacinas Pentavalente, DTP e dTpa Adulto. Com os três imunizantes abaixo da meta da cobertura vacinal em 2023 – Pentavalente, com 72,21% e DTP, com 72,26% – , ambas com meta de 95%; dTpa Adulto, 52,51% que tem a meta de 100% de cobertura, a SES-RJ reitera que o público-alvo deve procurar as unidades de saúde em seus municípios para evitar a infecção com a coqueluche.

“Temos notado um aumento importante no número de casos de coqueluche, principalmente, em crianças e adolescentes de 10 a 19 anos. Por isso, reforçamos a necessidade do público-alvo ser vacinado com todas as doses de reforço para garantir a imunização necessária contra a doença”, destacou a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello.

Comments (0)
Add Comment