Niterói foi classificada como o quinto município com o melhor saneamento básico do Brasil, segundo estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado no sábado (21). No Estado do Rio de Janeiro, a cidade ocupa a primeira posição. Niterói conta com 100% de tratamento e abastecimento de água, 95,5% de cobertura de esgoto e 100% de tratamento do esgoto coletado. Entre 2018 e 2022, foram investidos mais de R$ 200 milhões em melhorias no setor.
A avaliação considera critérios como abastecimento de água, perdas na distribuição, cobertura de coleta e tratamento de esgoto, além de destinação adequada do lixo. Em março, Niterói já havia sido eleita a melhor cidade do estado no ranking do Instituto Trata Brasil e a sexta no país.
Desde 2013, o município ampliou reservatórios na Região Oceânica e Pendotiba, construiu adutoras e modernizou redes de esgoto em áreas como Sapê e Caramujo. O programa Enseada Limpa, voltado para a recuperação da Baía de Guanabara, aumentou as semanas balneáveis de 15% em 2013 para 68% em 2020, estimulando o retorno de esportes aquáticos na cidade.