O prefeito de Nilópolis acompanhou o início dos trabalhos de limpeza na barragem do Rio Sarapuí, localizada no Parque Natural do Gericinó. Após a cidade ter registrado o maior volume de chuvas do Estado, atingindo 249,2 mm no domingo, 13 de janeiro, o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), ele visitou o local.
Para a coleta e remoção do lixo e entulho acumulados na barragem, um braço longo ou escavadeira foi enviado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Os resíduos foram, em seguida, transportados para o Aterro Sanitário de Adrianópolis, situado em Nova Iguaçu, por um caminhão com tração nas quatro rodas.
O prefeito Abraãozinho fez um apelo à população nilopolitana, solicitando que evitem descartar lixo nas ruas, dada a quantidade expressiva de resíduos provenientes de diversas regiões, como Mendanha, Bangu e Catiri, que estão represados. Ele destacou a importância da colaboração da comunidade para evitar prejuízos durante os períodos de chuva em Nilópolis.