No local, as salas de aula ganham pianos, partituras e outros instrumentos. Alunos idosos, com 60 anos ou mais, são divididos em três turmas.
Em Nilópolis, na Baixada Fluminense, idosos participam de aulas de musicalização e aprendizado de instrumentos em uma escola municipal localizada no bairro Frigorífico. De acordo com a prefeitura, esse trabalho acontece há mais de dez anos na Escola Municipal de Música Weberty Bernardino Aniceto.
As salas de aula da escola são equipadas com pianos, partituras e diversos outros instrumentos. Os alunos, com 60 anos ou mais, são organizados em três turmas. Um dos grupos se dedica especialmente às serestas. O curso tem duração de dois anos, e ao final desse período, os alunos têm a oportunidade de reingressar na escola para continuar seus estudos em um curso geral de três anos. Após a conclusão, eles podem escolher entre diversos instrumentos, como canto, teclado, violino, piano ou violão.
Especialistas ressaltam a importância desse trabalho para o desenvolvimento das funções cognitivas dos idosos, como memória e atenção. A aprendizagem de novas habilidades, além das interações sociais promovidas nas aulas, desempenham um papel crucial na melhoria dos processos cognitivos, proporcionando benefícios significativos para a saúde mental e emocional dos participantes.