NÃO É A MIM QUE VOCÊ ESTÁ LENDO AGORA!…

Professor Eder Rodrigues

          Petit’oncle Garaudy suavemente me diz, no seu Palavra de homem, que tudo, na existência, está em função do futuro, pois o passado não existe mais e o presente, mera fronteira entre os dois, simplesmente NÃO existe!

          Na certa, leu Herr Kant, que, na sua Crítica da razão pura, ensinou-nos que a mudança não é constituída de momentos, mas produzida através deles, como efeitos uns dos outros…

          Assim, tudo está mudando, mas não existe um momento de mudança (o presente!), pois este é efeito do anterior e que está em permanente processo de geração do momento seguinte! Indefinidamente!…

          Parodiando agostinianamente Fraulein Arendt, podemos dizer que o presente não passa de um começo que acaba em outro começo sem ter acabado ainda, numa vertiginosa sucessão infinita: em suma, NÃO existe!

          É por isso que digo, escrevendo agora, isto é, neste momento presente, este texto que você só vai poder ler depois: não é este texto que estou escrevendo no meu agora que você está lendo neste seu agora. 

          A propósito, meu caro solitário leitor, veja que há coisas mais difíceis de entender do que entender a morte, por exemplo, sendo ela o único e inevitável futuro para todos nós.

          Afinal, só não poderia haver a morte se não houvesse a vida, já que, sendo fenômenos absolutamente indissociáveis, uma carrega a outra na essência de cada uma delas.

                                                                             ederrodrigues@uol.com.br

Comments (0)
Add Comment