NA VÉSPERA DA ASSEMBLEIA DA ONU, LULA SE ENCONTRA COM PRESIDENTE DA SUÍÇA E EX-PREMIÊ DO REINO UNIDO

Presidente brasileiro conversou sobre relações comerciais entre Mercosul e Europa e debateu conjuntura mundial com representantes das nações do Velho Continente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Nova York para participar da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), e sua estadia nos Estados Unidos tem sido marcada por importantes encontros diplomáticos. Nesta segunda-feira, 18 de setembro, o líder brasileiro se reuniu com o Presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, e com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown. >>> Leia também: “Trabalho decente”: o tema da agenda entre Lula e Biden em Nova York

A reunião com o presidente suíço destacou a importância das relações comerciais entre o Mercosul e a Suíça, bem como a cooperação bilateral. Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Lula compartilhou: “hoje tive um encontro com o Presidente da Confederação Suíça, Alain Berset. Conversamos sobre o avanço das relações comerciais do Mercosul com a Suíça e sobre a cooperação entre os nossos países, em especial nesse momento em que o Brasil preside o G20. E ainda descobri que Alain Berset já morou em Olinda!”

Já o encontro com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido permitiu uma discussão aprofundada sobre questões políticas globais, incluindo a situação na Europa e na América Latina. “Tive o prazer de reencontrar com meu amigo, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown. Conversamos sobre a situação política na Europa, na América Latina e sobre a conjuntura mundial. Brown foi, durante o governo, e segue sendo um grande amigo e defensor do Brasil no mundo”, escreveu Lula em outra publicação.

Essas reuniões estratégicas ocorrem antes do início oficial da AGNU, que começa amanhã, dia 19 de setembro. O Brasil, que tradicionalmente abre as sessões da Assembleia, traz consigo uma perspectiva relevante e construtiva para as discussões globais sobre paz, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

Por Brasil 247

Comments (0)
Add Comment