Na Barra da Tijuca, foi feita a entrega das medalhas da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática. No evento, que celebra a excelência acadêmica de nossos alunos, contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação Camilo Santana, a ministra da Mulher, Luciana Santos, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Entre os presentes, destacamos a figura de André Ceciliano (Ex-Presidente da Alerj e Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República), que esteve ao lado do presidente Lula.
Ceciliano falou sobre a importância do evento e seu trabalho em Brasília. Ele ressaltou a relevância da presença do presidente Lula e outras autoridades na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática, um evento criado durante o governo Lula em 2005.
“É uma bonita homenagem aos alunos e alunas. O presidente deu um show aqui. Precisamos fazer com que os alunos da escola pública brasileira possam disputar as medalhas e se sobressair. O Brasil tem feito isso não só internamente, mas também mundialmente nas olimpíadas pelo mundo inteiro”, afirmou Ceciliano.
André Ceciliano também aproveitou para agradecer a cobertura da imprensa e anunciou que deixou a Secretaria Especial de Assuntos Federativos na última quarta-feira. Ele revelou que o presidente Lula o incumbiu de uma nova tarefa: concorrer a vice-prefeito na chapa de Eduardo Paes. Ceciliano reconheceu os desafios, face às disputas pela vaga, mas destacou que na política nada é impossível.
“Hoje, vim acompanhá-lo aqui juntamente com Eduardo Paes e a primeira-dama Janja na entrega das medalhas da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática. São 18,3 milhões de estudantes participando da maior olimpíada de matemática do mundo.”, comentou Ceciliano.
Ele destacou o impacto do governo Lula na educação, mencionando a construção de novas universidades e a expansão dos institutos federais. Segundo Ceciliano, Lula é o presidente que mais recebeu títulos de “honoris causa” no Brasil e no mundo, mas nada se compara à medalha recebida na Olimpíada Brasileira de Matemática.
“O presidente Lula foi o presidente que mais construiu novas universidades e novos campi. Ele mais que quadruplicou o número de institutos federais, que passaram de 140 para mais de 700. Ele falou com muito orgulho que é o presidente que mais recebeu títulos de ‘honoris causa’, do mundo, mas nada se compara à medalha que ganhou hoje”, destacou Ceciliano.
Sobre a Caravana Federativa, Ceciliano confirmou que a iniciativa continuará. A próxima edição está marcada para os dias 20 e 21 de junho no Piauí, com a presença do presidente Lula, o governador Rafael Fonteles, o ministro Wellington Dias e outros representantes do governo federal.
“A Caravana Federativa foi um sucesso no Brasil todo e vai continuar. No próximo dia 20 e 21, estaremos no Piauí com o presidente Lula, o governador Rafael, o ministro Wellington Dias e todos os ministérios do governo federal. A caravana vai continuar com o mesmo sucesso de antes”, concluiu Ceciliano.
Por Raloh Lichotti