Segundo o RioÔnibus, linhas já voltaram à circulação norma
O Rio Ônibus informou que, na manhã desta segunda-feira, cento e noventa ônibus, que fazem sete linhas, sofrem alteração em seus itinerários, na Muzema, Zona Oeste do Rio. A região vem sendo palco de confrontos armados entre milicianos e traficantes do Comando Vermelho. De acordo com relatos em redes sociais, durante a madrugada houve tiroteio entre 1h e 5h. A Polícia Militar afirma que segue atuando na região.
Veja as linhas de ônibus que foram impactadas:
- 878 (Tanque x Praia da Barra via Rio das Pedras)
- 555 (Rio das Pedras x Gávea)
- 557 (Rio das Pedras x Copacabana)
- 550 (Cidade de Deus x Gávea)
- 863 (Rio das Pedras x Barra da Tijuca)
- 343 (Jardim Oceânico x Candelária via Rio das Pedras)
- 862 (Rio das Pedras x Barra da Tijuca)
Em nota, o Rio Ônibus afirmou que a altera~]ao nos itinerários vem “subtraindo mais uma vez o direito de ir e vir dos cidadãos cariocas. No momento, todas as linhas da região estão com desvios de itinerário”.
“É um verdadeiro absurdo, que se repete quase todos os dias, nos mesmo lugares, e nenhuma providência é tomada. O Rio Ônibus repudia os atos criminosos que afetam tanto a vida da população e apela para que as autoridades tomem as devidas providências para garantir o direito básico de deslocamento das pessoas”, conclui o comunicado.
Também em nota, a Polícia Militar informa que equipes do 31º BPM (Recreio) intensificaram a presença policial na comunidade da Muzema. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) segue atuando na região, afirma a corporação. “A Polícia Militar reitera que permanece na comunidade para garantir a segurança da população e a normalidade do trânsito no local. Não há registros de disparos na Muzema”, afirma o comunicado.
Fim de semana de tiroteios e ônibus sequestrados
De acordo com relatos em redes sociais, os confrontos na Muzema começaram na madrugada de sábado. Vídeos em redes sociais mostram homens armados, vestidos de preto, a maioria com os rostos cobertos, circulando pela região. Segundo as testemunhas, são milicianos que tentam retomar a região, que está sob o controle do Comando Vermelho (CV).
O Rio Ônibus informou que, somente neste final de semana, quatro ônibus foram sequestrados e utilizados como barricadas na Muzema. Um dos coletivos foi também alvo de vandalismo e teve as janelas quebradas.
Veja as linhas dos ônibus sequestrados:
- 13133 – Linha 878 (Tanque x Praia da Barra via Rio das Pedras)
- 13134 – Linha 878 (Tanque x Praia da Barra via Rio das Pedras)
- 13137 – Linha 878 (Tanque x Praia da Barra via Rio das Pedras)
- 47672 – Linha 862 (Rio das Pedras x Barra da Tijuca)
Por Extra