De acordo com as equipes médicas, além dos benefícios físicos e mentais, o método também é eficaz na recuperação dos pacientes, sendo possível até diminuir o tempo de internação.
Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a musicoterapia vem ajudando os pacientes internados em dois grandes hospitais municipais. O recurso já se tornou uma prática comum em alternativa complementar no tratamento dos pacientes do Hospital Geral de Nova Iguaçu e da Maternidade Mariana Bulhões.
PUBLICIDADE
Pelo menos duas vezes na semana as unidades desenvolvem apresentações de musicoterapia com o apoio de voluntários que levam, por meio de instrumentos e canções, momentos de conforto, alívio do estresse, da dor e da ansiedade. De acordo com as equipes médicas, além dos benefícios físicos e mentais, o método também é eficaz na recuperação dos pacientes, sendo possível até diminuir o tempo de internação.
PUBLICIDADE
A ideia é oferecer acolhimento e humanização no tratamento das pessoas internadas nas unidades de saúde da rede municipal. O Hospital Geral fica no bairro da Posse e a Maternidade Mariana Bulhões, no Moquetá, ambos em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Por Milena Coutinho