MUSEU NACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS E FUNAI LANÇAM PRÊMIO ARTÍSTICO

Nesta primeira edição da premiação, o Museu Nacional dos Povos Indígenas faz uma homenagem à liderança indígena Cunhambebe Tupinambá, que liderou a resistência indígena na região litorânea do Brasil contra a colonização portuguesa no século 16.O objetivo do museu é que a premiação seja realizada anualmente em agosto. A cada ano, a premiação homenageará uma figura indígena.Atual sede do Museu Nacional dos Povos Indígenas, em Botafogo. Reprodução: Gov.br

Na sexta-feira (09/08), o Museu Nacional dos Povos Indígenas, localizado em Botafogo, zona Sul do Rio de Janeiro, em parceria com o órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), lançará o Edital de Premiação Cunhambebe Tumpinambá. O objetivo é apoiar iniciativas de projetos culturais desenvolvidos por povos indígenas e trabalhos de artistas indígenas em diversas áreas.

“O Prêmio Cunhambebe Tupinambá é uma iniciativa de desenvolvimento econômico sustentável das comunidades, incentivando práticas que respeitam e mantêm a integridade de seus modos de vida tradicionais, visando à preservação e transmissão de conhecimentos e práticas culturais que são essenciais para a identidade dos povos indígenas”, destaca a diretora do museu, Fernanda Kaingáng.

Podem participar da chamada comunidades, associações, grupos, coletivos culturais e microempreendedores individuais indígenas com inscrição ativa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A premiação totaliza R$ 540 mil, divididos em 18 prêmios — três para cada um dos biomas brasileiros, no valor de R$ 30 mil para cada projeto premiado.

As inscrições vão até o dia 26 de setembro.

Comments (0)
Add Comment