Evento celebra o legado do cientista e sua passagem pelo Brasil, com foco em evolução, biodiversidade e conservação
O Museu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro convida o público para a Semana de Darwin, uma programação especial em homenagem ao cientista britânico Charles Darwin, que revolucionou a biologia com sua teoria da evolução das espécies. De 13 a 18 de fevereiro, o museu oferecerá diversas atividades gratuitas para todas as idades, com o objetivo de explorar o legado de Darwin e sua importância para a ciência e a sociedade.
A programação inclui visitas educativas sobre a passagem de Darwin pelo Brasil em 1832, com destaque para sua visita ao Jardim Botânico e suas expedições pela Mata Atlântica. Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho pioneiro do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro na conservação da flora brasileira, além de aprender sobre os conceitos de adaptação e seleção natural a partir da diversidade das plantas.
O público também poderá participar de jogos interativos sobre a evolução das plantas, que permitirão explorar de forma lúdica conceitos como adaptação, diversidade e seleção natural. Para os interessados em arte e ciência, será oferecida a oficina Arte e Evolução, que convida os participantes a criar suas próprias representações artísticas da evolução, inspiradas nos padrões e formas da natureza.
Um dos destaques da Semana de Darwin é o bate-papo “Cultivando Ideias: Extinções em Massa”, com o biólogo e divulgador científico Pirula, referência na divulgação da biologia evolutiva no Brasil. Pirula abordará as grandes extinções da Terra e os desafios da conservação da biodiversidade no cenário atual, em um debate aberto a estudantes e demais interessados no assunto.
Todas as atividades da Semana de Darwin são gratuitas, mas estão sujeitas à lotação dos espaços. O Museu do Jardim Botânico tem patrocínio master da Shell Brasil e gestão do IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O espaço está localizado na Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico, e funciona de quinta a terça-feira, das 10h às 17h, com permanência de público até as 18h. A entrada é gratuita mediante retirada de ingresso pelo site https://jbrj.eleventickets.com.