MUNDO TERIA QUE QUADRUPLICAR ELIMINAÇÃO DE CO² ATÉ 2050 PARA REDUZIR AQUECIMENTO GLOBAL, DIZ RELATÓRIO

Houve um ‘crescimento na investigação, na opinião pública e nas start-ups’, mas há ‘sinais de abrandamento’ porque políticas públicas e financiamento não estão à altura

O mundo precisa aumentar drasticamente a captura de CO² atmosférico até 2050 para conter o aquecimento global, exigindo tecnologias que ainda dividem os cientistas, de acordo com um relatório publicado nesta terça-feira. Será necessário eliminar entre 7 e 9 bilhões de toneladas de CO² por ano até 2050, o que representa um aumento significativo em relação às atuais 2 bilhões de toneladas removidas, principalmente através do reflorestamento, em comparação com as 40 bilhões de toneladas emitidas globalmente em 2023.

A remoção de CO² da atmosfera, juntamente com a rápida redução de emissões, é considerada essencial para cumprir os objetivos do Acordo de Paris, conforme destacado por mais de 50 pesquisadores, incluindo membros do IPCC, o grupo de especialistas em clima da ONU.

Apesar do crescimento recente na pesquisa e interesse público sobre a remoção de CO², há indícios de desaceleração devido a políticas públicas e financiamento inadequados. Atualmente, o mercado é impulsionado pela demanda das empresas por créditos de carbono, embora algumas técnicas de remoção, como a captura direta no ar, apresentem riscos ambientais significativos, conforme alertado por organizações como o Centro de Direito Ambiental Internacional. Os autores do relatório enfatizam a necessidade de um desenvolvimento rápido, mas sustentável, da remoção de CO², sem negligenciar os esforços para reduzir as emissões.

Comments (0)
Add Comment