MPOX EM NITERÓI: SECRETÁRIA DE SAÚDE DIZ QUE DOENÇA ESTÁ SOB CONTROLE

Cidade contabiliza 21 casos desde 2022; prefeitura destaca cuidados necessários

Após a OMS declarar a Mpox como uma emergência de saúde pública internacional no mês passado, a procura por informações sobre a doença aumentou. Em Niterói, foram confirmados 21 casos desde 2022, com quatro casos em outubro de 2022, sete em 2023 e dez em 2024. O município do Rio teve 1.266 casos no mesmo período.

A secretária de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, afirma que a doença está controlada na cidade e destaca a importância de não estigmatizar a Mpox. A doença pode se transmitir por contato direto ou indireto, e todos os casos são acompanhados pela Vigilância em Saúde. A secretária ressalta que não há necessidade de pânico e que a taxa de mortalidade é baixa.

A OMS declarou emergência para alertar sobre a necessidade de recursos para vacinas e tratamentos. O Ministério da Saúde combate fake news associando a Mpox à vacina contra Covid-19 e reforça a importância da vacinação contra a doença e outras, como Covid-19 e influenza, que têm baixa adesão. A vacinação está disponível em diversos postos, incluindo no Plaza Shopping e no Mercado Municipal. Recentemente, foram registrados 89 casos de Covid na cidade.

Comments (0)
Add Comment