MORADORES DE QUEIMADOS DENUNCIAM A FALTA DE COLETA DE LIXO HÁ 15 DIAS

Cidade da Baixada Fluminense não definiu um novo contrato para o recolhimento dos dejetos. Força Ambiental tem licitação até novembro e não poderá ser prorrogado.

Faltando menos de um mês para o contrato com a empresa de lixo Força Ambiental terminar, a prefeitura de Queimados, cidade da Baixada Fluminense, vive um impasse. É que até agora, a gestão municipal não definiu como será um novo contrato a ser firmado com uma nova empresa para recolher os dejetos da cidade. Enquanto isso, moradores denunciam que há 15 dias não há coleta na cidade. Em muitos bairros os lixos se amontoam.

No ano passado, o prefeito Glauco Barbosa Hoffman Kaizer (Solidariedade) prorrogou o contrato com a Força Ambiental num valor de R$ 21 milhões.

Antes, a empresa já havia fechado outros três contratos com a cidade. O primeiro foi assinado em 2018, por R$ 16 milhões, na gestão do então prefeito Carlos Vilela (MDB).

Segundo moradores, o lixo era recolhido três vezes por semana nos bairros da cidade. Mas, o caminhão desapareceu de pelo menos três bairros: São Simão, Pedreira e Parque Olimpo.

Por conta disso, moradores tem usado um terreno baldio como ponto irregular de descarte de lixo.

A dona de casa Cecília da Silva Souza, presidente da associação de moradores do bairro Parque Olimpo, afirma que já procurou a prefeitura na tentativa de regularizar a situação. No entanto, nada foi feito.

“Fui [até a prefeitura] perguntar por que não estava tendo a coleta de lixo. Eles, simplesmente, escreveram em um papel e não tive respostas. Enquanto isso, o lixo continua no bairro já vai para três semanas. Os moradores, em desespero, estão descartando [os lixos] em qualquer lugar. Estamos tendo proliferação de ratos”, conta a presidente da associação de moradores, que completa:

“Temos idosos, crianças e a situação está insalubre e desumano. Sempre teve coleta de lixo. É muito descaso para o povo periférico. Olhem para a gente. Temos direitos e deveres. Cumprimos o nosso. Agora, só falta a gestão da cidade cumprir o dela, que é o mínimo”, desabafa Cecília.

A Prefeitura de Queimados não informou se vai multar a Força Ambiental. De acordo com a assessoria de imprensa do município, os moradores não precisam se preocupar porque o serviço de coleta de lixo não será descontinuado.

O comunicado disse também que a prefeitura está finalizando os tramites para a contratação de uma nova empresa que vai continuar a coleta de lixo.

Por sua vez, a Força Ambiental disse que “não é verdade que a empresa tenha deixado de recolher o lixo em Queimados por 15 dias”. Segundo a empresa, “o acesso ficou dificultado apenas durante o período de chuvas por causa de obras que estão sendo realizadas nas comunidades”.

Por Rafael Nascimento, Rafael Avelino, Lucas Madureira, g1 Rio e TV Glob

Comments (0)
Add Comment