As aulas do curso de Assistente Administrativo do Programa Qualifica Japeri iniciaram nesta terça-feira (03). São 105 alunos, divididos em três turnos de aulas que acontecem nas Escolas Municipais Ary Schiavo e Bernardino de Melo. A formação técnica é uma parceria entre a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e a Firjan/Senai.
O Qualifica Japeri formou, em julho, 60 alunos de ADM e na próxima sexta-feira, (6/10) forma 70 alunos em logística. Também estão na reta final dos estudos outros 40 estudantes da área de produção industrial e 40 de eletricista predial. Entre as novas turmas iniciadas nesta terça, a novidade é que o curso de Assistente Administrativo tem horário noturno, uma reivindicação dos próprios estudantes, que não tiveram como participar da primeira fase por conta do horário.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic), Luciano de Oliveira, destacou como é gratificante acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes até o momento de suas formações. “Não tem dinheiro que pague saber que a força do nosso trabalho juntamente com o da prefeita Fernanda Ontiveros está impactando a vida dos estudantes”, disse.
Dinamismo nas aulas e empolgação dos alunos
Os alunos estão empolgados com o curso e comentam sobre a primeira aula. A aluna Suelen Braz, que também participa da turma de eletricista predial em Nova Iguaçu, destacou a boa interação entre os alunos na aula. “Soube da capacitação através de redes sociais de amigos, me inscrevi e já na primeira aula estou adorando a integração dos colegas de turma, além da boa didática da professora”, disse a estudante.
O estudante Pedro Henrique, de 19 anos, diz que esse é seu primeiro curso e sabe que o aprendizado vai fazer diferença em sua vida profissional. “Eu vejo que essa iniciativa é muito boa porque a qualificação resulta na entrega do currículo e logo em seguida, altas chances de emprego”, contou ele.
A iniciativa promove uma boa base na vivência profissional dos estudantes. Isabel Santos, estudante de gestão de turismo pela Cefet, abordou sobre como a complementação desse curso pode agregar na futura profissão dela. “Quero trabalhar no campo administrativo do turismo e por isso esse curso se torna importante para a minha experiência”, comentou Isabel.