Nesta segunda-feira, a reportagem da BandNews FM percorreu diversos pontos da cidade e constatou montanhas de lixo que se formaram ao longo das ruas. A Avenida Joaquim da Costa Lima, no Parque São Vicente, é um dos locais mais críticos. Ao longo de toda a via, as calçadas foram tomadas pela sujeira.
Moradora do bairro há 25 anos, a cabeleireira Ana Cláudia Santos afirma que é difícil até mesmo passar pelos locais. Ela também conta que não se lembra quando foi a última vez que a coleta de lixo passou pela região.
Em nota, a Prefeitura de Belford Roxo informou que a empresa Força Ambiental, que fazia a coleta de lixo foi afastada por causa de uma ação judicial movida pela empresa Limppar, que era a responsável pelo serviço.
Em 2021, a BandNews FM revelou que o município havia firmado um contrato sem licitação, em 2019, com a Limppar. A reportagem também apontou que, na época, o antigo dono da empresa, Fernando Trabach, era alvo de uma investigação do Ministério Público.
Ele confessou, em delação premiada, que pagou propina para realizar a coleta seletiva em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. A empresa também teve problemas com a prestação do serviço em Maricá, na Região Metropolitana do Rio.