No domingo (13), a Prefeitura Municipal de Japeri, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, apoiou mais uma edição do Moda Casa, que destacou o protagonismo das artesãs de Japeri em uma edição especial em comemoração ao Dia do Artesão.
Com peças feitas à mão que vão desde tapetes, colchas, cortinas , panos de prato, mandalas e itens de decoração para toda a casa, o evento evidenciou o talento de mulheres que fazem da arte uma forma de renda e expressão.
Durante o evento, o Espaço de Dança Eliane Barbosa apresentou uma série de performances coordenadas pela professora Alessandra David. A programação incluiu números de dança cigana, solos, duetos e apresentações em grupo, com destaque para os estilos de dança do ventre, de salão, zumba e dança ministerial. “Essa é uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho, que muitas vezes fica invisibilizado. Temos muitas mulheres talentosas em Japeri que precisam ser vistas”, afirmou Eliane Barbosa, idealizadora do espaço.
O coordenador de Trabalho e Renda da Economia Solidária, Dorvane Nóbrega, também esteve presente acompanhando as atividades. Representando a Secretaria de Trabalho, Renda, Desenvolvimento Econômico e Turismo, ele ressaltou a importância da formalização e do reconhecimento desses trabalhos. “A economia solidária dá visibilidade a atividades historicamente esquecidas pela sociedade. É uma forma de integrar pessoas, promover inclusão e fomentar o desenvolvimento sustentável no território” , ressaltou.
Além dos expositores de artesanato, o evento reuniu cantores, barraqueiros e iniciativas de reciclagem, reforçando seu caráter cultural e coletivo.
Encerrando o evento, a secretária de Cultura, Daniela Beliago, agradeceu pela realização de mais uma edição do Moda Casa. “É gratificante ver tantas iniciativas reunidas em um só espaço. O Moda Casa reafirma nosso compromisso com a valorização cultural e com a geração de oportunidades para os nossos talentos locais”, contou.