Compromentimento dos trabalhadores e combate à fake news contribuíram
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, atribuiu a melhoria da cobertura vacinal no Brasil ao comprometimento dos trabalhadores da saúde e a iniciativas do governo, incluindo o combate às fake news e a modernização dos equipamentos para conservação de vacinas. Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, ela celebrou o avanço que fez o país sair do ranking das 20 nações com mais crianças não vacinadas, conforme dados do Unicef e da OMS.Em 2023, a cobertura vacinal foi ampliada para diversas vacinas, como poliomielite, pentavalente, rotavírus, febre amarela, entre outras. A ministra destacou o papel do programa Saúde com Ciência na luta contra desinformação e enfatizou estratégias locais integradas entre governo e sociedade.
Além disso, ela mencionou a renovação da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações, essencial para a manutenção da qualidade dos imunobiológicos distribuídos pelo Ministério da Saúde em todo o país.
Nísia Trindade também mencionou a inclusão de absorventes higiênicos no programa Farmácia Popular, que agora oferece 95% dos 41 itens gratuitamente, incluindo medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose e outros.