“Nós fazemos esforços e a resposta da Argentina é essa”, diz uma fonte do governo brasileiro após as provocações do presidente argentino
247 – Recentes declarações da ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, sobre a liberdade de expressão em redes sociais provocaram tensão entre Brasil e Argentina. A publicação de Mondino no X (antigo Twitter), retuitada pelo presidente argentino Javier Milei, foi interpretada por setores do governo brasileiro como um ataque indireto ao Brasil, gerando incômodo em Brasília, relata reportagem do jornal O Globo.
A ministra expressou preocupação com uma suposta crescente restrição à livre expressão em diversos países, sem mencionar especificamente o Brasil. No entanto, autoridades brasileiras interpretaram o comentário como uma crítica velada ao governo do presidente Lula (PT) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente ordenou a suspensão do funcionamento do X no Brasil devido ao não cumprimento de ordens judiciais pela empresa.
Fontes do governo brasileiro dizem que o post de Mondino “incomodou e mostrou o quanto é difícil a relação entre os dois países.” O Brasil tem feito esforços para manter um bom relacionamento com a Argentina, incluindo a recente decisão de administrar a embaixada argentina em Caracas após Milei romper relações diplomáticas com o governo de Nicolás Maduro. “Nós fazemos esforços e a resposta da Argentina é essa”.
“Vamos analisar e observar. O mais grave é o presidente [Milei] ter compartilhado uma mensagem que é, claramente, uma alfinetada ao Brasil,” afirmou uma fonte do governo brasileiro. Milei reforçou a polêmica ao retuitar o post de sua chanceler e ao trocar mensagens de apoio com o empresário Elon Musk, dono do X.
A situação se agravou quando Milei retuitou uma publicação de Musk que criticava duramente o ministro do STF Alexandre de Moraes, chamando-o de “tirano do mal” após a tentativa de abertura de um processo de impeachment contra Moraes no Congresso brasileiro. Além disso, Milei compartilhou conteúdos do jornal La Derecha Diario, que relatam a tentativa de Musk de utilizar a rede Starlink para driblar a suspensão do X no Brasil.
A reação no Brasil variou entre setores do governo. No Palácio do Planalto, as atitudes de Milei e Mondino foram recebidas com insatisfação. No entanto, o Itamaraty adotou uma postura mais serena, considerando os tuítes “pouco relevantes” e destacando que o Brasil não foi explicitamente mencionado nas publicações.
Por outro lado, fontes no governo lembraram que o embaixador argentino em Brasília, Daniel Raimondi, ainda não apresentou suas credenciais ao presidente Lula, o que limita sua participação em eventos oficiais. Caso as provocações de Milei continuem, autoridades brasileiras não descartam atrasar o processo de credenciamento como uma forma de demonstrar descontentamento.