Mostra Da ação à Palavra traz fotos e textos sobre os projetos de ajuda humanitária da organização
“Não temos certeza se as palavras salvam vidas, mas sabemos que o silêncio mata.” Com essa frase, o então presidente internacional de Médicos Sem Fronteiras (MSF), James Orbinski, resumiu, durante o seu discurso de premiação no Nobel da Paz, em 1999, a essência de um dos principais valores de MSF: o testemunho. Para dar voz e visibilidade a populações vulnerabilizadas, a organização traz a exposição Da Ação à Palavra para o Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas) de 12 a 24 de agosto. A mostra é gratuita.
São dez painéis com fotos, textos e elementos interativos que apresentam ao público a atuação da organização desde suas origens na guerra de Biafra, em 1971, passando pelos conflitos na Etiópia, Somália, Ruanda e Afeganistão. MSF também oferece cuidados de saúde em crises humanitárias provocadas por desastres naturais e socioambientais, migração, epidemias e desnutrição. Por isso, os visitantes também encontram registros sobre o trabalho das equipes durante o terremoto no Haiti (2010) e o resgate de migrantes no Mediterrâneo, por exemplo.
“Ao oferecer cuidados médicos a quem necessita, independentemente do país onde se encontra, MSF testemunha o sofrimento das pessoas que atende diariamente e, portanto, é capaz de dar visibilidade às suas histórias”, explica Nira Torres, diretora de comunicação de MSF. E completa: “As imagens e textos convidam o público a enxergar de forma verdadeira e profunda a dupla essência de Médicos Sem Fronteiras: a ação médica e sensibilização”.
Ao caminhar pela exposição, é possível acompanhar como a organização passa da ação à palavra em seus mais de 50 anos de trabalho, levantando a voz para denunciar os abusos que observou enquanto atua.
MSF – Quem somos
Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a milhares de pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e socioambientais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão de Médicos Sem Fronteiras chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.
Exposição: Da Ação à Palavra
Data: 12 a 24 de agosto
Local: Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas)
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.
Dias e horários: de terça a domingo, das 9h às 18h.
Gratuita.