O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma para a complementação de informações das inscrições ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2024. O prazo para complementar as informações no sistema será de 31 de julho até 2 de agosto, no site do Fies.
O Fies financia estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior que aderiram ao programa. Os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações no sistema, acessando com login e senha no portal gov.br. Após isso, devem comparecer à comissão da instituição de ensino para validar as informações em até cinco dias. Se a comissão validar a inscrição, o candidato deve ir ao banco para contratar o financiamento com a documentação exigida. Somente após a aprovação pelo agente financeiro, o contrato será assinado.
Estudantes que fornecerem informações ou documentos falsos serão reprovados no processo. Participam dessa etapa os selecionados no segundo semestre de 2023 ou no primeiro semestre de 2024. Os candidatos devem ter participado do Enem a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação. A renda familiar mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.236/mês em 2024). O percentual de financiamento dependerá da renda familiar e do encargo educacional.