Gaúcho de 62 anos foi oficializado como treinador do Rubro-Negro nesta segunda-feira
Tite foi oficializado como novo treinador do Flamengo. Seus representantes chegaram a hotel na Zona Oeste do Rio para celebrar a iminente assinatura de contrato com o clube da Gávea na manhã desta segunda-feira.
No hotel, Marcos Braz, o executivo Bruno Spindel e o membro do conselho de futebol Diogo Lemos receberam Gilmar Veloz e Gilmar Veloz Filho, representantes do treinador, para a formalização do acerto.
Braz celebrou o acordo.
– O Flamengo está muito feliz com a nossa escolha, com a aceitação dele. Ele foi muito complacente, correto com a gente. Foram conversas diretas, retas, que eu acho que chegaram a um bom tom e a um excelente final.
O vice de futebol ainda confirmou que Tite já estará no Ninho do Urubu nesta terça-feira.
– O time se apresenta amanhã à tarde, e ele já estará na parte da manhã no clube, dentro do CT.
Marcos Braz afirmou ver em Tite a figura ideal para reconduzir o Flamengo às grandes conquistas que o clube teve entre 2019 e 2022.
– Eu acho que a gente tem que retomar a trajetória dos campeonatos que a gente ganhou aí há pouco tempo. E é essa retomada, esse norte, que a gente quer ter junto com o Tite e eu tenho certeza que isso vai acontecer.
Tamanho de Tite no futebol mundial
O vice-presidente destacou o peso de Tite dentro do futebol como um dos fatores que facilitaram a escolha pelo treinador da seleção brasileira nas últimas duas Copas do Mundo.
– O tamanho do Tite, a envergadura do Tite. Técnico que nas duas últimas Copas do Mundo foi o técnico da nossa seleção. Eu acho que isso diz tudo. Os trabalhos que ele fez nos clubes aqui também. Campeonato Mundial, Campeonato da Libertadores. Então, ele é muito importante nesse momento pra gente. Vem com a comissão técnica inteira que participou de uma trajetória enorme com ele nessas duas Copas do Mundo.
Negociação longa
Dirigente responsável pela negociação com Gilmar Veloz e Tite, Marcos Braz explicou que teve de superar alguns obstáculos antes do acerto. Teve de convencer o treinador a voltar a trabalhar em 2023, algo que ele não queria, e também a assumir um posto no fim de uma temporada. À base de bastante conversa, esses nós foram desatados, e chegou-se a um final muito feliz.
– A gente está muito feliz. Tinham alguns pontos a serem ultrapassados, como ele vir logo de pronto. Para que nós e o Tite pudéssemos ter uma sensibilidade, um diagnóstico melhor do departamento para que a gente acabe bem o ano. Eu acho que tem muita coisa ainda nesse ano que a gente pode tentar almejar. Eu acho que a gente tem sempre que ser otimista e mais do que nunca fazer o planejamento pra 2024.
O vínculo do gaúcho de 62 anos terá validade até dezembro de 2024, quando o mandato de Rodolfo Landim se encerra.
Tite chega com três auxiliares (César Sampaio, Matheus Bacchi e Cléber Xavier), o analista de desempenho Lucas Oliveira, e o preparador físico Fábio Mahseredjian, único dos cinco que já havia trabalhado no clube – entre 2003 e 2004.
Por Fred Gomes e Richard Souza/GE