Craque ainda não treinou com o grupo para o clássico e terá última chance nesta quarta-feira
Afinal, Marcelo vai ou não jogar o Fla-Flu decisivo da Copa do Brasil? A resposta que toda a torcida do Fluminense quer saber pode sair no treinamento da manhã desta quarta-feira no CT Carlos Castilho. Único reforço que o técnico Fernando Diniz pode ganhar do departamento médico, o lateral-esquerdo ainda não treinou com o grupo e vem fazendo trabalhos na academia desde que voltou a sentir dores na panturrilha. Na véspera da partida, se o craque for a campo aumentará as chances de jogar.
Aos 35 anos, Marcelo não joga desde o 0 a 0 no clássico de ida das oitavas de final, no dia 16 de maio. Ele deixou o campo aos 38 minutos do primeiro tempo após reclamar de um novo incômodo na panturrilha. Antes de sair, o lateral chegou a debater com Diniz na beira do campo se tentaria aguentar até o intervalo, mas o técnico achou mais prudente não correr riscos e colocar Guga logo no lugar.
Desde seu retorno ao Fluminense após 17 anos na Europa, Marcelo tem em dois meses nove jogos, um gol e um título, de campeão carioca 2023.
Esta foi a segunda vez que Marcelo sentiu um problema na panturrilha. Na primeira vez, foi na vitória por 1 a 0 sobre o The Strongest, da Bolívia, no Maracanã, quando também saiu no primeiro tempo, só que ainda mais cedo: aos 29 minutos. O camisa 12, então, ficou fora dos jogos contra Athletico-PR, Paysandu e Fortaleza e foi preparado para voltar diante do River Plate, da Argentina. Na véspera do grande embate com os argentinos, o craque treinou com o grupo e garantiu sua escalação.
O lateral-esquerdo engatou quatro jogos seguidos até sair novamente com o mesmo problema contra o Flamengo. Internamente no clube, a expectativa é que Marcelo seja relacionado para o clássico e tenha condições de ser titular. Se isso acontecer, coincidentemente ele voltará após três partidas fora, mesmo intervalo de antes. O retorno do craque, considerado uma liderança técnica dentro do elenco, será importante inclusive no aspecto psicológico para os companheiros.
Flamengo e Fluminense se enfrentam às 20h (de Brasília) desta quinta-feira, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Como o primeiro jogo terminou empatado em 0 a 0, quem vencer avança para as quartas de final. Em caso de qualquer empate, a decisão vai para os pênaltis.
Por Davi Barros, Gustavo Garcia e Thiago Lima