A Cedae vai realizar duas intervenções programadas que vão afetar o abastecimento de água em regiões da Baixada Fluminense nesta semana. A primeira delas será na Estação de Tratamento de Água (ETA) Japeri, na terça-feira. Outra será na represa Tinguá, em Nova Iguaçu, na quinta. Os serviços exigirão paradas temporárias nas unidades para a execução das atividades. A Águas do Rio, empresa responsável pela distribuição, orienta que os clientes das regiões a serem afetadas utilizem a água de cisternas e caixas d’água de forma consciente.
Na terça-feira (27), das 8h às 17h, será realizada a limpeza das estruturas da ETA Japeri. Durante esse período, a produção de água na estação será temporariamente interrompida, sendo retomada após a conclusão da manutenção. De acordo com a Águas do Rio, as regiões afetadas no município de Japeri.
Na quinta-feira (29), das 6h às 18h, será instalado um macromedidor no subsistema Tinguá, em Nova Iguaçu. O equipamento, semelhante a um hidrômetro de grande porte, permite a medição precisa do volume de água distribuído. A produção, a ser impactada em duas cidades, será retomada após a conclusão do serviço.
A Águas do Rio orienta que os clientes dessas regiões utilizem a água de cisternas e caixas d’água de forma consciente, priorizando o uso em atividades essenciais e adiando aquelas que demandem alto consumo até a normalização do abastecimento, que acontece de forma gradativa, podendo levar até 72 horas após o horário de conclusão de cada serviço.