Procurada, a concessionária informou que o serviço foi finalizado e que o fornecimento está sendo retomado gradativamente
Donos de bares e restaurantes do Centro relataram ter enfrentado transtornos neste sábado (29/03) devido a falta d’água no bairro. Regiões como as ruas do Ouvidor, Sacadura Cabral, entre outras, tiveram o abastecimento afetado, causando prejuízos aos estabelecimentos da região.
De acordo com as reclamações, a falta de água teve início na sexta-feira (28/03). No site da Águas do Rio, um comunicado informa que trata-se de uma manutenção emergencial. Procurada, a concessionária informou que o serviço foi finalizado ao meio dia de hoje e que o fornecimento já está sendo retomado gradativamente.
Apesar disso, os responsáveis pelos estabelecimentos da região relatam grande transtorno, já que sábado é o dia de maior movimento no Centro, especialmente nas regiões da Praça XV, Prainha, Beco da Sardinha e nas imediações do polo das confeitarias. Vale lembrar que o Centro tem passado por um período de renascimento do turismo, tendo um aumento grande no número de visitas.
O presidente do conselho de renovação do centro do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reafirmou que a situação causou transtornos: “é incrível que uma concessionária pública de algo tão vital quanto a água deixe o Centro da cidade totalmente sem água justamente num momento de grande revitalização e no dia que os seus bares e restaurantes tem mais movimento. Isso ocasionou sério prejuízo aos comerciantes, que estão recorrendo aos carros pipas”.
Confira a íntegra do comunicado divulgado pela Águas do Rio:
A Águas do Rio informa que foi necessário paralisar o fornecimento de água tratada em partes da Grande Tijuca, Zona Sul, Centro e região portuária do Rio, nesta sexta feira (28/03), para a execução de reparos emergenciais em redes de distribuição nos bairros Grajaú e São Cristóvão.
Regiões afetadas: Catete, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Estácio, Flamengo, Gamboa, Glória, Grajaú, Lapa, Santo Cristo, São Cristóvão, Saúde e partes da Praça da Bandeira.
Após a conclusão dos reparos, previstas para até o final da manhã deste sábado (29/03), o abastecimento nestas localidades entrará em processo de normalização, etapa que ocorre sempre de forma gradativa, podendo levar 72 horas, no caso desta ocorrência, ou prazo superior, principalmente em áreas elevadas e localizadas nas pontas do sistema de distribuição.
A concessionária orienta os clientes destas regiões a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, até a normalização do fornecimento, e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.