Na sexta-feira (27), o Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro anunciou uma nova etapa na ampliação da carga horária dos professores da rede estadual. Mais 290 educadores, que antes possuíam matrículas com jornada de 18 horas semanais, concluíram o processo de migração para 30 horas após aprovação em um processo seletivo interno. Com isso, o número total de profissionais que optaram por essa mudança chega a 2.872.
Os vencimentos desses professores serão ajustados conforme a tabela salarial do cargo de Professor Docente I – 30 horas, assim que a folha de pagamento registrar a alteração da jornada. A modificação impactará todas as áreas da carreira docente, garantindo que benefícios também sejam ajustados para aposentadoria, com remuneração proporcional à nova carga horária.
Os docentes aprovados devem agora comparecer à Coordenadoria de Gestão de Pessoas da sua região, na data e horário indicados no edital publicado nesta sexta-feira, para escolher as vagas e os horários das aulas.
“Esse é um exemplo do compromisso que o governo tem com os docentes e com um diálogo respeitoso. Com uma gestão séria, teremos resultados muito positivos para a educação,” destacou Roberta Barreto.