Uma onda de solidariedade já enviou mais de 20 toneladas de alimentos doados do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul. Segundo a ONG Ação da Cidadania, também foram arrecadados mais de 2 mil kits de limpeza e higiene apenas na capital fluminense para ajudar a aliviar a dor dos milhares de gaúchos atingidos pelas enchentes.
Em todo o Rio de Janeiro, diversas instituições se mobilizaram para recolher donativos. Nos diferentes pontos de arrecadação, a todo momento chegam pessoas interessadas em ajudar o próximo.
O bombeiro aposentado Rubens Martins trabalhou em outras tragédias, como a do Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana, em 2010. Ele conta como a solidariedade é fundamental em momentos como esses.
O empresário Bruno Ribeiro tem familiares em cidades gaúchas afetadas pelas chuvas e destaca a importância de incentivar as doações.
Os materiais mais necessários neste momento são água mineral, alimentos não perecíveis, ração para animais e materiais de limpeza e higiene.
O coordenador da ONG Ação da Cidadania, Kiko Afonso, diz que, antes do envio, é preciso verificar o estado dos produtos que estão sendo doados.
Todas as agências dos Correios do Rio estão recebendo doações de segunda a sexta, das 9h às 17h. Os mantimentos também podem ser entregues em todas as paróquias e na Cidade do Samba, na Zona Portuária, das 10h às 18h.
Os pontos de recolhimento de doações também incluem a Base Aérea do Galeão e a sede da Cufa, em Madureira, na Zona Norte. A entidade ainda promove, em conjunto com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, a campanha “Band Abraça o Rio Grande do Sul”. Para ajudar, basta enviar um pix para o e-mail doacoescufars@gmail.com, sem cedilha nem til.