Primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chega hoje ao país para iniciar a operação de resgate. 15 voos devem partir de Israel nos próximos dias
O governo brasileiro comunicou, ontem, que até o momento 1.744 brasileiros, em sua maioria turistas, solicitaram assistência para deixar Israel devido ao conflito com o Hamas, iniciado no sábado (7). Segundo a coluna da jornalista Andréia Sadi, no G1, 73,2% dos brasileiros que pediram ajuda para deixar o país não possuem cidadania israelense.
Três cidadãos brasileiros permanecem desaparecidos desde o início dos ataques no sábado. A Embaixada do Brasil mantém contato constante com familiares, amigos e autoridades locais para obter informações.
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviará seu primeiro avião na terça-feira (10) para iniciar a operação de resgate, prevendo um total de 15 voos nos próximos dias.O governo brasileiro ainda não divulgou a lista de passageiros nem o horário previsto de chegada do primeiro avião ao aeroporto Ben-Gurion, nos arredores de Tel Aviv, Israel.
Os brasileiros listados para repatriação serão contatados por telefone, com pontos de encontro designados em Tel Aviv e Jerusalém. Ônibus organizados pela embaixada serão responsáveis pelo transporte. Ao todo, seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), incluindo dois KC-390, maior aeronave fabricada pela Embraer, serão enviadas para Israel, para a repatriação de brasileiros que estão no país.
Para os brasileiros interessados nos voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores disponibilizou um formulário de inscrição no site da embaixada do Brasil em Tel Aviv: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv, além de disponibilizar três contatos de emergência, todos equipados com o aplicativo WhatsApp:
Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610
Por Brasil 247