MAIO AMARELO: PREFEITURA DO RIO LANÇA PLANO DE SEGURANÇA VIÁRIA

A Prefeitura do Rio lançou, na sexta-feira (16), o novo Plano Municipal de Segurança Viária, que estabelece diretrizes para a proteção no trânsito, especialmente na circulação de motocicletas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram uma marca alarmante: 69% dos atendimentos nos hospitais municipais, por ocorrências em vias públicas, são motivados por acidentes envolvendo motos. Para ajudar a reverter esse quadro, o município assinou um acordo de cooperação técnica com aplicativos de entregas para compartilhar dados dos motociclistas para impulsionar políticas públicas voltadas à segurança viária e na organização do sistema de mobilidade do Rio de Janeiro.

Na entrevista coletiva, no Centro de Operações e Resiliência (COR), o prefeito Eduardo Paes anunciou a limitação da velocidade máxima para as motocicletas nas vias da cidade em até 60 km/h; o projeto de implantação de 200 km de corredores exclusivos para motocicletas até 2028, sendo 50 km a serem implantados até dezembro deste ano; e a proibição da circulação de motocicletas nas pistas centrais, que começará em junho deste ano nas Avenidas Presidente Vargas, Brasil e das Américas.

As iniciativas fazem parte do Maio Amarelo, mês de conscientização para a redução de acidentes no trânsito. O lema do município para este ano é “Desacelere, seu bem maior é a vida”, De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), a cidade do Rio contabilizou 12.900 pessoas feridas e 723 mortes no trânsito em 2024 — uma média de dois óbitos por dia, o maior número desde 2008, início da série histórica.

Comments (0)
Add Comment