Nesta segunda-feira, dia 28, o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Macuco (CAEEM) realizou palestras no CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta, alusivas ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Conduzidas pelo professor Israel Cardoso e pela chefe do Setor de Educação Especial, a psicopedagoga Sheila Penavilla, as atividades contaram com a participação da secretária de Educação, Claudia Vogas, e fazem parte do Calendário Inclusivo do CAEEM.
Durante o evento, os palestrantes abordaram a importância da Libras como ferramenta essencial para a inclusão e comunicação da comunidade surda no Brasil. Reconhecida como a língua materna dos surdos, a Libras é também um instrumento fundamental para garantir o acesso à educação, à cultura e ao mercado de trabalho, fortalecendo a identidade e a cultura surda no país. As palestras proporcionaram uma reflexão sobre o papel da sociedade na promoção da igualdade e do respeito às diferenças.
Segundo a psicopedagoga Sheila Penavilla, a Libras vai muito além da comunicação. “Ela é uma ferramenta de transformação social, promovendo a inclusão, o respeito à diversidade e o acesso a direitos básicos”, disse Sheila, destacando que ao valorizar a Libras, a sociedade caminha para a construção de um ambiente mais justo e igualitário, onde todos tenham a oportunidade de se expressar e serem ouvidos.