Definido por órgãos de saúde como um grupo de doenças virais transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos Aedes aegypti e Culicoides paraensis, as arboviroses mais conhecidas e de grande circulação no período do verão são: dengue, Zika, chikungunya e febre oropouche. Em Macaé, a Secretaria de Saúde faz um trabalho preventivo permanente com ações intersetoriais e de campo com visitas aos imóveis. Com o aumento de temperatura e chuvas constantes, na estação mais quente do ano, há um crescimento no registro de casos dessas doenças. Nesta perspectiva, os órgãos de saúde orientam a população para ficar atenta a variedade de sintomas que vão de febre leve até complicações graves que podem levar à morte.
A febre é um dos principais sintomas da dengue, zika, chikungunya e da febre oropouche, sendo a febre alta, acima de 38ºC, seguida de dois ou mais sintomas pode ser um quadro positivo de dengue. Também com característica de sintomas comuns de dengue, zika, chikungunya estão: dor no corpo e manchas vermelhas no corpo. Já a febre oropouche apresenta dor muscular e nas articulações, dor atrás dos olhos e fotofobia, tontura, calafrios, náuseas e vômitos.
É importante reforçar que em caso de suspeita de alguma arbovirose, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.