Vans do MovCEU levam cultura a áreas periféricas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja, participaram na terça-feira (27) de um evento no Palácio do Planalto que marcou o lançamento do programa MovCEU, destinado a levar cultura para áreas periféricas e municípios com menos de 20 mil habitantes. Durante a cerimônia, Lula e Janja utilizaram óculos de realidade virtual para experimentar uma das inovações do projeto, que inclui estúdios audiovisuais e bibliotecas itinerantes. O MovCEU, parte do programa Territórios da Cultura, entregará 36 vans adaptadas para promover atividades culturais em áreas carentes.
As vans do MovCEU são equipadas com estúdios para produção de vídeos e podcasts, cinema ao ar livre, palco móvel e uma série de recursos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, computadores e sistemas de som. “Com isso, vamos levar acesso à cultura aos quatro cantos do nosso país”, afirmou Lula, destacando que os veículos chegarão às comunidades mais vulneráveis, onde teatros e cinemas são inexistentes. Ele ressaltou a importância de proporcionar oportunidades culturais àqueles que não têm acesso a esses bens, muitas vezes limitados à programação televisiva.
Margareth Menezes, ministra da Cultura, também esteve presente e destacou o início do 1º Encontro de Gestores do MovCEU, destinado a capacitar os responsáveis pela execução do projeto nos municípios. Segundo a ministra, o MovCEU “fortalece a cultura em áreas periféricas”, permitindo que comunidades mais distantes possam usufruir de cinema, bibliotecas e outras formas de expressão artística.