LULA REAGE À SOLTURA DE ASSANGE: “MUNDO ESTÁ UM POUCO MENOS INJUSTO HOJE”

Fundador do WikiLeaks foi solto depois que sua batalha de 12 anos contra a extradição para os Estados Unidos terminou em um acordo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a libertação de Julian Assange, fundador do Wikileaks, nesta terça-feira (25). Em mensagem no X (antigo Twitter), Lula afirmou que “o mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje”, após Assange ficar livre após 1.901 dias de prisão. Lula destacou que a libertação representa uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa.

Assange, de 52 anos, foi libertado de uma prisão britânica e está retornando à Austrália, seu país natal, após um acordo judicial encerrar sua batalha de 12 anos contra a extradição para os Estados Unidos. Ele concordou em se declarar culpado de uma acusação criminal relacionada à divulgação de documentos confidenciais dos EUA pelo Wikileaks. Assange embarcou em um voo de Londres para a Austrália depois de passar quase sete anos na embaixada do Equador em Londres e mais cinco anos em uma prisão britânica de segurança máxima.

O acordo permitirá que Assange evite a prisão nos EUA, com os procuradores dos EUA pedindo uma pena que já seria igual ao tempo que ele passou detido no Reino Unido. A audiência final está marcada para ocorrer em Saipan, nas Ilhas Marianas do Norte, território dos EUA mais próximo da Austrália.

Comments (0)
Add Comment