Presidente destaca que recriação de ministérios não implicou em aumento no número de cargos em relação às antigas gestões e defende fortalecer relação com setores sociais ativos
Em seu podcast semanal de terça-feira (21), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou planos para a realização de mais concursos públicos e defendeu o aumento no número de ministérios em seu atual mandato. Segundo o presidente, a medida é essencial para atender à demanda de funcionários e fortalecer a atuação do governo em áreas críticas, como o combate ao desmatamento e às queimadas.
“Obviamente vamos ter que fazer mais concursos para preencher e atender (a demanda de funcionários), como vamos ter fiscais para combater o desmatamento, para combater as queimadas?”, afirmou o presidente em seu podcast.
Lula destacou que a recriação dos ministérios não implicou em um aumento no número total de cargos em relação às suas antigas gestões: “recriamos os ministérios com uma decisão que não iríamos aumentar um único cargo. Ou seja, só para você ter ideia, nós remontamos o governo, recriamos os ministérios, com menos funcionários que tínhamos no governo em 2010”.
A justificativa para a expansão ministerial, segundo Lula, reside na importância dessa medida para fortalecer a relação do governo com diversos setores ativos da sociedade – como as mulheres, os povos indígenas e a população negra, por exemplo. Durante o mandato de Jair Bolsonaro, o número de ministérios foi reduzido para 22, enquanto no atual governo de Lula, esse número aumentou para 38.