A abertura da graduação do Impa Tech havia sido anunciada em novembro do ano passado, durante a apresentação do projeto Pomar-Porto Maravalley.
O presidente Lula participou, na tarde desta quarta-feira (6), do evento de credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) como Instituição de Educação Superior, além da autorização do Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.
O lançamento do Impa Tech também contou com o ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
O encontro marcou o primeiro processo seletivo para a graduação, que começará a funcionar em 2024. O curso conta com o apoio do Governo Federal e da Prefeitura do Rio.
A abertura da graduação do Impa havia sido anunciada em novembro do ano passado, durante a apresentação do projeto Pomar-Porto Maravalley, que tem como objetivo incentivar o aumento da atividade científica e de empresas de tecnologia na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
A previsão é que o Impa Tech ocupe metade do espaço de um galpão de 10 mil metros quadrados na Avenida Professor Pereira Reis, no Santo Cristo.
O curso, vai atender até 100 alunos no primeiro ano, com investimentos de R$ 16,7 milhões. Ao fim de 4 anos, serão 400 estudantes atendidos, ao custo anual de R$ 55,9 milhões. Os recursos do governo federal serão transferidos pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os alunos terão ainda moradia, oferecida pela prefeitura, além de apoio financeiro.
Atualmente, além dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, a instituição é também responsável pela organização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
A seleção conta com o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 28 de dezembro pela internet.
Segundo o edital, cada medalha garantirá uma pontuação diferente no processo seletivo.
Serão ofertadas até 80 vagas para alunos medalhistas do nível 3 da Obmep, do nível 3 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), das modalidades A ou B da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), dos níveis 2 ou 3 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), e da modalidade de programação nos níveis 1 ou 2 (ensino médio) da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
Outras 20 vagas serão disponibilizadas para os candidatos com melhor desempenho em Matemática no Enem.
Os cursos de bacharelado em matemática preveem um ciclo básico que pode se desdobrar em uma formação com ênfase em matemática, ciência da computação, física ou ciência de dados.
O nome Porto Maravalley, projeto relacionado à instalação do Impa e de startups de tecnologia na Região Portuária da capital fluminense, é uma referência a Silicon Valley, ou Vale do Silício, região da Califórnia, nos Estados Unidos, considerada um polo tecnológico. A ideia é criar um espaço de inovação semelhante no Rio de Janeiro.
Por Cristina Boeckel, g1 Rio