O presidente está em Manaus (AM) para tratar da emergência da seca e fez uma série de anúncios durante sua passagem na comunidade de Manaquiri
Acompanhado por ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou a Manaus (AM) e visitou na manhã desta terça-feira (10) a comunidade de Manaquiri, anunciando no local a implantação de quatro obras de dragagens de manutenção nos rios Amazonas e Solimões.
No prazo de cinco anos, serão investidos R$ 500 milhões para garantir a navegabilidade segura e o escoamento de insumos, para reduzir os efeitos da forte estiagem que atinge a região. As obras integram as ações federais em resposta à pior seca enfrentada pela Amazônia em 45 anos.
Lula também anunciou a entrega de filtros de água potável e outras medidas sanitárias para comunidades ribeirinhas. O presidente também ressaltou o combate à grilagem e desmatamento no local.
O chefe do executivo destacou a importância estratégica da região: “Nós não queremos utilizar a Amazônia como um santuário da humanidade, mas como patrimônio soberano desse país, estudando a riqueza da biodiversidade, fazendo com que os povos ganhem dinheiro com a preservação da Amazônia”.
Durante a tarde desta terça-feira, o presidente Lula participa de cerimônia de anúncio de medidas de combate à seca na Amazônia. O evento será na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus.
Por: 247