“Foi o único governador negro do Rio Grande do Sul e um dos fundadores do PDT ao lado de Leonel Brizola. Sempre defendendo os trabalhadores”, disse
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para lamentar a morte do ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares, falecido nesta terça-feira (24), aos 97 anos, em Porto Alegre. “Nos despedimos nesta madrugada de Alceu Collares, um dos grandes políticos brasileiros. Gaúcho de Bagé, foi o único governador negro do Rio Grande do Sul e um dos fundadores do PDT ao lado de Leonel Brizola. Sempre defendendo os trabalhadores e as causas trabalhistas do país, Collares deixa um grande legado para o Brasil. Meus sentimentos aos familiares e admiradores deste grande brasileiro”, escreveu Lula no X, antigo Twitter.
Alceu Collares estava internado desde 16 de dezembro no Hospital Mãe de Deus devido a uma pneumonia, sua condição evoluiu para falência múltipla de órgãos. Collares foi o primeiro e, até hoje, único homem negro a ocupar o governo gaúcho, exercendo o cargo entre 1991 e 1995, em uma época em que a reeleição não era permitida e foi uma das figuras mais emblemáticas do trabalhismo brasileiro.
Nascido em Bagé, Collares foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e se destacou como uma liderança central do trabalhismo ao lado de Leonel Brizola. Ele também deixou sua marca em outras posições de destaque, incluindo os cargos de prefeito de Porto Alegre (1986-1989), deputado federal (1971-1983 e 1999-2007) e vereador da capital gaúcha (1964-1970).
Alceu Collares sempre foi associado à defesa dos direitos trabalhistas e à promoção de políticas públicas voltadas para as camadas mais vulneráveis da população. Durante sua gestão como governador, enfrentou desafios históricos e buscou implementar iniciativas para modernizar a administração pública e fortalecer os serviços essenciais.
Por Paulo Emilio