LULA ESTARIA BUSCANDO UMA MULHER PARA A JUSTIÇA, CASO DINO VÁ PARA O STF

Se concretizada, tal nomeação seria histórica, pois jamais uma mulher chefiou a Justiça e Segurança Pública, em 201 anos de história

Em meio à indefinição sobre quem será o nome indicado pelo presidente Lula (PT) para ocupar a vaga deixada pela ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), as especulações apontam o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, como um dos favoritos ao cargo.

A hipótese de que Dino será o escolhido para o STF, inclusive, já começou a reverberar no próprio Ministério da Justiça, onde passou a ser criada uma expectativa por quem ocuparia o lugar do atual ministro na chefia da pasta. Neste contexto, uma reportagem da Folha de S. Paulo informa que pessoas próximas a Lula afirmam que o presidente “preserva a disposição de nomear uma mulher” para comandar o Ministério.

Se concretizada, tal nomeação seria histórica, pois jamais uma mulher chefiou a Justiça e Segurança Pública, em 201 anos de história – inclusive quando houve a separação entre as pastas. Houve apenas uma mulher que ocupou a secretaria-executiva do Ministério, sendo esta Márcia Pelegrini, no governo de Dilma Rousseff (PT).

A Folha acrescenta que a equipe de Lula está buscando uma profissional adequada para chefiar a pasta. Enquanto isso, dentro do Ministério, existe uma “corrida” entre secretários para buscar assumir o comando. O jornal cita como pleiteadores do cargo, nos bastidores, o secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho; o secretário executivo da pasta, Ricardo Cappelli; e o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous. 

Por Brasil 247

Comments (0)
Add Comment