Os presidentes do Brasil e dos EUA conversaram por telefone, no começo da tarde de quarta-feira (16). Lula irá aos EUA em setembro, para Assembleia da ONU
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden conversaram por telefone, no começo da tarde desta quarta-feira (16). Segundo o mandatário brasileiro, eles falaram sobre o combate às mudanças climáticas, a Cúpula da Amazônia e preservação ambiental.
“Falamos sobre o combate às mudanças climáticas, a Cúpula da Amazônia e preservação ambiental. Também falamos sobre uma iniciativa conjunta do Brasil e dos Estados Unidos por trabalho decente que iremos lançar em breve”, escreveu Lula no antigo Twitter, sem detalhar o diálogo.
A equipe de O TEMPO em Brasília apurou que na pauta estava também a programação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, nos Estados Unidos. Seguindo a tradição, Lula fará o discurso de abertura do encontro, em Nova York.
Também havia a expectativa dos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos combinarem, no telefonema desta quarta, um encontro bilateral, em agenda paralela à Assembleia da ONU. Lula e Biden tiveram agenda bilateral em fevereiro. Em encontro na Casa Branca, em Washington, eles defenderam a democracia e ressaltaram a importância de uma parceria entre os dois países no combate às mudanças climáticas.
Por Renato Alves