O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou ontem que as modificações na configuração da Esplanada dos Ministérios devem ser concluídas até esta sexta-feira. Ele informou que o presidente Lula está considerando os ajustes necessários e tem a intenção de finalizar esse assunto antes de sua viagem à África, marcada para domingo (20).
Membros do governo estão na expectativa de que o encontro entre o presidente e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), além do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, defina a questão em questão. Jaques ressaltou, em uma entrevista concedida ao jornal O Globo, que a reduzida quantidade de ministérios envolvidos nas mudanças torna os ajustes mais desafiadores. Ele afirmou: “Deve ser resolvido até sexta-feira. Como é uma mudança que mexe com poucos ministérios, é mais complicado de se ajeitar, para alocar as pessoas”.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou no dia 4 de agosto que Lula já tomou a decisão de nomear os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como ministros. No entanto, as pastas que eles ocuparão ainda não foram definidas pelo presidente.