LUAR MOSTRA CINEASTAS: UM NOVO ESPAÇO PARA O CINEMA INDEPENDENTE NO RIO

O cinema independente brasileiro segue pulsante, mas ainda enfrenta desafios quando se trata de exibição e alcance do público. Muitos curtas-metragens, após passarem pelo circuito de festivais, acabam sem oportunidades de novas exibições. Pensando nisso, surge a Luar Mostra Cineastas, uma iniciativa do Coletivo Luar, que cria um novo espaço para exibição de curtas independentes, promovendo a troca entre realizadores e público. A mostra acontece aos sábados de abril, no Centro Cultural Justiça Federal, das 19h às 21h. Os ingressos serão vendidos a R$10.

Serão exibidos três a quatro curtas por sessão, seguidos de um bate-papo mediado por profissionais do audiovisual. A programação inclui uma dinâmica de apresentação com os atores Jesus Borges e Renata Leite, além da mediação do psicanalista e ator Jack Santtoro, que conduzirá o debate com a plateia. O trio forma o Coletivo Luar.

Com curadoria feita por um time de diretores, roteiristas e atores, os filmes foram selecionados com base no potencial de reflexão social e na qualidade técnica. Foram mais 40 curtas inscritos para 10 selecionados. O resultado é uma programação de obras que dialogam diretamente com o inconsciente e exploram questões humanas profundas, abordando temas como luto, machismo, saúde mental e acolhimento.

Segundo o Coletivo, o projeto surgiu da necessidade de exibir o seu primeiro filme, “Ensaio sobre a Vida”, produzido em 2024, mas logo se tornou algo maior. Os organizadores perceberam que existia uma demanda reprimida por espaços de exibição, o que se confirmou com a grande quantidade de curtas inscritos em pouco tempo. “Isso mostra que o cinema independente segue vivo e em plena produção, mas ainda precisa de iniciativas que ampliem seu alcance”, revela o ator e produtor Jesus Borges.

Destaque da programação: Curta “Ensaio sobre a Vida”

Escrito e protagonizado por Jesus Borges, o curta “Ensaio sobre a Vida” estará entre os filmes exibidos em cada sessão. O drama, inspirado em uma história real, narra a morte precoce de uma mãe e as fases do luto, mostrando como reaprender a viver após uma perda. O elenco conta ainda com Jack Santtoro, Nísia Rocha, Yzabeli Mazzarelli e Renata Leite, que também assina a direção.

Desde sua estreia no circuito de festivais, a produção já acumula nove indicações no Lift-Off Global Network, incluindo “Melhor Ator” para Jesus Borges; e duas indicações no Zuma Film Festival, além de continuar concorrendo em diversas mostras nacionais e internacionais.

Coletivo Luar

Formado por Renata Leite, Jesus Borges e Jack Santtoro, o coletivo une artistas de três estados diferentes (Ceará, Goiás e Paraná), e nasce a partir do desejo de fazer parte da cena teatral carioca. O trio, que já acumula trabalhos de sucesso no teatro, como “A Mão Na Face”, há sete anos em cartaz no Rio, agora expande sua atuação também para produções audiovisuais.

Para o grupo, estar em ação é a chave. “Nosso histórico como artistas antes de virmos para o Rio de Janeiro e nossa trajetória enquanto coletivo é marcada pela auto produção. Criar o próprio caminho, ser palco de possibilidades que dependam de nós mesmos. O caminho a gente descobre caminhando, e é no movimento que a coisa acontece”, concluem.

Luar Mostra Cineastas nasce com o propósito de ocupar espaço no cenário audiovisual carioca e a expectativa é que a mostra se torne um evento recorrente. Os organizadores já estudam novas edições para dar continuidade ao projeto e ampliar ainda mais o alcance das produções independentes.

Comments (0)
Add Comment