Terapeuta sistêmica Viviane Oliveira lança ‘DNA da Mentalidade’ dia 30 em Icaraí
A exaustão advinda do desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional é o tema do capítulo da niteroiense Viviane Oliveira no livro colaborativo “DNA da Mentalidade – Desbloqueando o Potencial da Sua Mente”, uma publicação da editora paulista Chave Mestra, que reúne análises de 29 profissionais da área da saúde integrativa de diversos estados brasileiros, desde médicos até terapeutas e filósofos. Depois do lançamento em São Paulo, é a vez de Viviane promover neste domingo, dia 30, às 16 horas, a tarde de autógrafos de sua primeira obra em coautoria na livraria Blooks, localizada na entrada da Reitoria da UFF.
A proposta do livro é auxiliar no desenvolvimento de uma vida plena e de uma comunicação mais clara no dia a dia do ser social, oferecendo dicas preciosas para se entender qual o melhor caminho a percorrer no cotidiano, de modo a estabelecer – um limite que é o ponto de equilíbrio – entre os esforços profissionais e o tempo de qualidade para a família e o lazer. “O entendimento do que você realmente sente em relação à sua vida e como você pode lidar com suas emoções leva à conquista de sua plenitude”, garante Viviane, que é terapeuta sistêmica, reforçando a importância de um olhar criterioso sobre si mesmo e o despertar para as próprias potencialidades para o alcance do autoconhecimento.
O ordenamento dos temas da obra é um passo a passo de reflexões e tomadas de decisões para o despertar da potencialidade de cada pessoa. “Normalmente, levamos para as nossas relações pessoais e profissionais sempre nossas dores associadas e expectativas por reconhecimento. Quando não recebemos o que esperamos, vêm a frustração, principalmente quando fazemos uma entrega absoluta de nós mesmos”, ressalta a terapeuta e autora, em cujo capítulo destaca o conflito entre a vida pessoal e a vida profissional que gera exaustão, burnout e depressão.
Uma das decepções sofridas no ambiente profissional, segundo ela, é a busca por um desenvolvimento de carreira mais humano, o que não já não se encontra mais nas empresas de qualquer porte. Uma realidade que é objeto de análise e terapia de Viviane com seus pacientes há 30 anos, desde que criou em Niterói a metodologia denominada Cultivo Interno, no qual direciona a aplicação da gestão emocional através da autorreflexão e da meditação, para melhor lidar com o cotidiano, as dificuldades, os desafios e as doenças psicossomáticas crônicas.
“É preciso quebrar o padrão de comportamento, que repetimos como uma espécie de proteção contra as frustrações já experimentadas anteriormente. Isso só é possível com o acompanhamento de um profissional que direcione o nosso olhar sobre o peso que carregamos e nos faça ressignificar nossas escolhas e nossos caminhos em direção à restauração da saúde mental e física, o que ajuda inclusive no encontro de uma carreira de sucesso sem abrir mão da vida pessoal”, aponta a niteroiense, que realiza trabalhos preventivos individualizados dentro de lares e empresas.