Presidente da Câmara dos Deputados se encontrou com presidente da China durante o evento de aniversário do Fórum Cinturão e Rota
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convidou o presidente da China, Xi Jinping, a vir ao Brasil em 2024 para participar da reunião dos representantes dos países do G20, informou a assessoria do congressista ao Poder360. Não há informações se o presidente chinês aceitou o convite.
A Cúpula de Líderes do G20 está prevista para ser realizada em 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Será a 1ª vez que o país irá sediar o encontro. O Brasil assumirá a presidência do grupo no ano que vem.
O presidente da Câmara viajou para a Nova Délhi (Índia) para participar da 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamento do G20. De lá, seguiu viagem para a China, onde se reuniu com Xi Jinping em 20 de outubro.
O encontro entre Lira e Xi Jinping foi realizado durante o evento de comemoração de 10 anos do Fórum Cinturão e Rota, programa internacional chinês para investimento em infraestrutura, do qual o Brasil não faz parte.
Além de Xi, também participaram do encontro o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o secretário do Partido Comunista chinês e ex-prefeito de Pequim, Cai Qi.
LIRA NA ÁSIA
Lira deixou o Brasil rumo à Índia em 9 de outubro. Ele viajou acompanhado por uma comitiva composta por 6 deputado federais. São eles:
Daniel Almeida (PC do B-BA);
Zeca Dirceu (PT-PR);
André Figueiredo (PDT-CE);
Fábio Macedo (Podemos-MA);
Elmar Nascimento (União Brasil-BA); e
Luís Tibé (Avante-MG).
A 1ª parada foi em Nova Délhi, na Índia, onde o líder da Câmara tomou posse, em 14 de outubro, como presidente do grupo de chefes de Parlamento do G20.
No dia seguinte, o grupo partiu para a China a convite do presidente da Assembleia Nacional chinesa, Zhao Leji. A agenda no país incluiu reuniões em Xangai –de 16 a 18 de outubro– e na capital Pequim –de 19 a 21.