LEVANTAMENTO MOSTRA QUE SETE PESSOAS SÃO ATROPELADAS POR DIA NO RIO

Os dados fazem parte do painel interativo ISP Trânsito

Sete pessoas são atropeladas por dia no estado do Rio. É o que mostra um levantamento inédito do Instituto de Segurança Pública (ISP), referente ao primeiro semestre deste ano, quando quase 1.300 pessoas foram atropeladas. A Avenida Brasil, que liga o centro do Rio a bairros nas zonas norte, oeste e cidades da Baixada Fluminense, lidera as estatísticas, com 41 ocorrências. Do total de vítimas, 41% tinham entre 30 e 59 anos. A maior parte dos atropelamentos aconteceu na capital, com 609 registros, seguida por São Gonçalo, com 77 ocorrências e Nova Iguaçu, com 62 atropelamentos.

Os dados fazem parte do painel interativo ISPTrânsito. Durante o primeiro semestre, foram registrados quase 10.500 acidentes, com 966 mortes no trânsito. A maioria desses incidentes aconteceu no município do Rio, aos domingos.

As localizações com maior frequência de lesão corporal culposa são a Avenida Brasil: com 293 ocorrências, um aumento de 20,6% em relação ao mesmo período de 2022. Na sequência, está a Avenida das Américas, com 259 registros, 51,5% a mais em comparação a 2022.

Uma das táticas para diminuir essas estatísticas é a Semana Nacional do Trânsito, que vai até o próximo dia 25, na qual o Detran realiza uma série de ações educativas nas escolas. A chefe do setor de Pedagogia do Detran do Rio, Manoela Morgado fala de outras iniciativas.

Além da educação, estratégias de sensibilização também são empregadas para mobilizar a sociedade na busca por um trânsito mais seguro. Entre essas ações, estão a iluminação de pontos icônicos do Rio, como os Arcos da Lapa e o Monumento Estácio de Sá, que serão iluminados de verde e azul, cores do Detran, numa parceria com a Rioluz.

Por Tatiana Alves –  Rádio Nacional

Comments (0)
Add Comment