Joaquín Lavega está próximo de enfim chegar ao Fluminense. O atacante foi contratado em janeiro, mas se juntou à seleção do Uruguai para a disputa do Sul-Americano sub-20. Com o fim da competição no último domingo, ele vai desembarcar no Rio de Janeiro na quarta-feira para se apresentar em definitivo.
O jogador saiu da Venezuela, onde a competição de base foi disputada, para o país natal antes de vir ao Brasil. O planejamento é que ele já treine com o grupo no final desta semana.
A presença entre os relacionados para a partida contra o Bangu não é garantida. A chance maior é que ele seja reforço para a partida contra o Águia de Marabá, pela Copa do Brasil, e principalmente para uma eventual semifinal de Carioca.
Lavega já está regularizado no BID da CBF desde janeiro. O atacante inclusive aproveitou uma brecha no período de treinos da seleção uruguaia para vir ao Brasil antecipar a documentação trabalhista para estrangeiros.
O atacante foi referência técnica do Uruguai no Sul-Americano. Envergando a braçadeira de capitão, era dos pés dele que saíam as principais jogadas ofensivas da celeste. Marcou dois gols contra a Argentina na derrota por 4 a 3 no hexagonal final (veja os melhores momentos acima).
A seleção uruguaia terminou a fase decisiva da competição na quinta colocação e não conseguiu vaga para a Copa do Mundo da categoria. O Brasil foi o campeão, com a Argentina ficando com o vice-campeonato.
por Giba Perez, Gustavo Garcia e Marcello Neves – GE